Metal Free
Metal Free
Historicamente o metal foi uma solução que revolucionou a prótese dentária no mundo. Contudo, observamos nesses últimos 10 anos que muitos dentistas migraram parcialmente e, depois totalmente, para materiais livres de metal (metal-free). Muitos acreditam, inclusive, que qualquer tratamento pode ser realizado ou com cerâmica pura ou com zircônias.
O emax (IPS e.max/Ivoclar) é a marca mais conhecida atualmente quando falamos em cerâmica a base de dissilicato de lítio. Tanto no modelo tradicional de prensagem, como no digital sendo fresado, o dissilicato de lítio apresenta resistência entre 300 e 450 MPa. Em relação a qualidade estética, tanto a peça monolítica maquiada, quanto a estrutura em dissilicato de lítio estratificada com cerâmica, apresentam tranlucidez e mimetização muito interessantes em relação a naturalidade. As diferentes marcas de dissilicato de lítio disponíveis no mercado, apresentam diferentes níveis de translucidez, como LT, MT, HT e de opalescência como MO e HO. Outro ponto bastante interessante desse material é a capacidade de confeccionar restaurações extremamente finas, as famosas lentes de contato, que são facetas bastante delgadas, de 0,3 a 0,1 mm. Veja abaixo algumas soluções funcionais e estéticas que o LOP desenvolveu nos últimos anos, com dissilicato de lítio no modelo tradicional e digital. Saiba mais nos manuais das marcas.
Existem atualmente diversas marcas de zircônias no mercado mundial. Trabalhamos exclusivamente com a linha da Zirkonzahn de zircônias Prettau, marca com mais de 20 anos de casos clínicos em andamento. Confeccionada exclusivamente por meio digital, as restaurações também podem ser maquiadas ou estratificadas, a exemplo do dissilicato de lítio.
A zircônia Prettau revolucionou não apenas as soluções em zircônias, mas também para casos estéticos, pontes, implantes, protocolos... De 600 a mais de 1.000 MPA, sua resistência vai sempre variar de acordo com a restauração e seu planejamento, técnicas de confecção laboratorial e de cimentação empregadas e os próprios tipos de Prettau que existem. Veja abaixo algumas soluções funcionais e estéticas que o LOP desenvolveu nos últimos anos, com as zircônias. Saiba mais nos manuais das marcas.
Considerada a cerâmica que reúne a melhor combinação entre tranlucidez, opalescência e fluorescência. Comparada com o dissilicato de lítio, ela perde no quesito resistência que é em torno de 180 MPa, mas o superam em seus resultados estéticos. Atualmente trabalhamos exclusivamente com blocos de EMPRESS CAD (Ivoclar Vivadent), cerâmica feldspática reforçada com leucita, confeccionadas em sistema CADCAM. Bastante utilizada em tratamentos menos invasivos, permite restaurações extremamente delgadas com alto grau estético por sua propriedade estrutural. Coroas, onlays e inlays, tanto em região anterior como posterior, também são soluções com esse tipo de material. Confira abaixo alguns resultados.