Atualmente, o LOP é reconhecido como referência não apenas no fluxo digital, mas também como um laboratório-empresa.
Como inovar em um mercado aparentemente já consolidado? Esse foi o questionamento de Marcelo Ballian, responsável técnico pelo Laboratório Obra Prima, uma empresa de tecnologia em soluções protéticas dentais.
Tudo começou entre 2008 e 2009, quando ele assumiu um laboratório de prótese dentro de uma clínica odontológica. Após alguns insucessos na escolha do protético para ser responsável, a entrada de Marcelo no Laboratório Obra Prima permitiu que a clínica crescesse em qualidade no atendimento aos pacientes, mesmo que ainda num fluxo não digital.
Em 2011, já com processos de produção bem definidos, onde atendia na clínica e a outros dentistas, os sócios do Obra Prima decidiram buscar um administrador para gerir aquela grande quantidade de números, que já demandavam um controle mais específico.
Foi nessa época que Luiz Reis assumiu a administração daquele pequeno laboratório, que operava num espaço não maior que 15 metros quadrados, com apenas 1 funcionário e aproximadamente uma dúzia de clientes.
Em menos de 1 ano, Marcelo e Luiz, já sócios do Laboratório Obra Prima, agora carinhosamente apelidado de LOP, decidiram que precisavam de um espaço maior e romperam o “cordão umbilical” com a clínica, assumindo um espaço próprio e com capacidade de expansão.
O crescimento contínuo a cada ano fez com que, em 2015, Nilton Ribeiro, um renomado ceramista com experiência internacional, que estava mudando para o Rio de Janeiro, iniciasse uma parceria com o LOP, onde se tornaria sócio alguns meses depois; consolidando a sociedade LMN possuem hoje: Luiz, Marcelo e Nilton.
Em 2018, com o início da digitalização dos laboratórios, o Obra Prima passou a oferecer além das restaurações estéticas e miméticas, elevando o nível de assertividade nos resultados e entregando em um tempo cada vez menor.
Atualmente, o LOP é reconhecido como referência não apenas no fluxo digital, mas também como um laboratório-empresa, capaz de entender que qualquer laboratório deve entregar muito mais do que apenas próteses dentárias, mas também uma experiência positiva para cada dentista, em cada caso enviado para o laboratório.
Dessa forma, atendimento personalizado, qualidade constante e prazo combinado, se tornaram valores indispensáveis para dentistas cansados de nunca conseguir falar com o mesmo técnico responsável pelos casos ou mesmo com o dono; de receber restaurações ora boa, ora ruim, ora muito boa, ora muito ruim; bem como prazos que nunca se confirmam, gerando extrema insegurança na relação com o paciente.
Profissionalização da Gestão
Em 2010, o Obra Prima, que antes era apenas uma unidade de produção dentro de uma clínica odontológica, expandiu sua carteira de clientes para atender demais dentistas do prédio em que estava situada. O negócio deu certo, mas Marcelo queria ir ainda mais além e entendeu que a administração era uma necessidade latente para a evolução. E foi na valorização do profissionalismo da gestão que o LOP encontrou um terreno fértil para crescer no mercado e inovar com diversos diferenciais.
Com a visão bem aguçada nos pilares de atendimento, qualidade, prazo e tecnologia, Luiz Reis (MBA e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas) passou a integrar a sociedade junto a Marcelo, em 2011, acrescentando sua expertise em Administração e criando o primeiro plano de negócios do Obra Prima – fator que foi essencial para que a organização não tropeçasse nas tradicionais dores de crescimento, como falhas técnicas constantes, redução da qualidade do produto, piora no atendimento aos dentistas entre outros.
Afinal, a valorização de um crescimento sustentável para o LOP era uma de suas prioridades. Não adiantaria nada crescer e perder tantos valores, considerados como essenciais por eles desde o início. Assim como uma árvore que cresce rapidamente sua copa corre o risco de quebrar caso o caule não acompanhe o crescimento necessário para sustentá-la.
Mais reforços
Em 2015, Nilton Ribeiro, embaixador da Smile Line no Brasil e membro internacional do grupo de ceramistas master Damaged Goods, também chegou para acrescentar no time do Laboratório Obra Prima e criou a Linha Personalizada Da Vinci. Com sua expertise em alto padrão cerâmico, em conjunto com o olhar de melhoria contínua de Luiz Reis e Marcelo Ballian, o LOP migrou para outro patamar.
Tecnologia de ponta
O que faltava para executar com ainda mais maestria as peças? Tecnologia. Logo, os sócios começaram a investir em tecnologia com ainda mais afinco. Estruturam o fluxo digital em 2018, comprando seu primeiro sistema CADCAM. Isso possibilitou entregar restaurações provisórias e definitivas com muito mais precisão e cada vez em menor tempo, com o uso de softwares, fresadoras e impressoras 3D.
Tudo isso, claro, sem perder os valores previamente estabelecidos, visando sempre oferecer as melhores e mais tecnológicas peças, no menor tempo possível, para utilizar o fluxo digital como apoio para atender dentistas de todo o Brasil. Isso aconteceu principalmente com a entrada do LOP na plataforma UDLAB, a qual funcionava como um HUB de dentistas e laboratórios.
Mesmo em meio às incertezas trazidas pela pandemia, o LOP acabou sendo potencializado por movimentos, como o #savedentistry da UDLab. Além disso, a boa administração fez com que a equipe de técnicos em prótese com foco no digital continuasse crescendo, assim como o número de fresadoras e impressoras disponíveis, bem como o lançamento de uma plataforma digital própria para os dentistas criarem as próprias requisições digitais em vez de prontuários preenchidos manualmente.
Atualmente, o Laboratório, seguindo o caminho previamente traçado em seu planejamento administrativo, desenvolveu políticas de fidelização de clientes, como cashback e opções de parcelamento. Além disso, também foi identificado a dificuldade dos dentistas na aquisição de um scanner intraoral, o que sucedeu na criação do LOPScan, que se tornou na porta de entrada dos dentistas no mundo digital; possibilitando aos dentistas solicitarem o serviço, sem precisar ter seu scanner próprio. Em conjunto com esses recursos, também desenvolveram a linha estética, chamada Linha Da Vinci. Para os casos que demandam a mais alta estética em termos de resultados.
Como o case de sucesso do Laboratório Obra Prima pode inspirar o seu negócio
Potencializar os consultórios e clínicas foi o fio condutor de Marcelo Ballian, Luiz Reis e Nilton Ribeiro. Qual é o seu? Baseado na história do LOP, é possível identificar 6 fatores essenciais para a receita do sucesso:
- Visão bem estabelecida e utilizada como norteador de decisões estratégicas
- Valorização da profissionalização da gestão
- Preocupação constante com a comunicação com o público-alvo
- Investimento em tecnologias inovadoras para reduzir tempo de entrega
- Ambição para alcançar sempre mais clientes
- Valorização e utilização estratégica do digital para resolver as dores do segmento
Peter Drucker disse que “quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa”. Entretanto, decisões corajosas exigem também fatores estratégicos para obter o sucesso. A junção desses elementos pode ser o que falta para alavancar o seu negócio
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Conheça mais sobre o Laboratório Obra Prima
Como principais produtos e serviços, o LOP oferece a Linha Da Vinci e o LOPScan. A Linha Da Vinci é a linha estética para peças que demandam mais arte, enquanto o LOPScan é a possibilidade do dentista viver o fluxo digital, desde o escaneamento intraoral, antes de ter o próprio scanner intraoral.
O maior diferencial com esse combo de serviços é a possibilidade do dentista receber um caso em um prazo extremamente curto, com todos os benefícios do fluxo digital em termos de resultados funcionais, com a mais alta estética de uma linha de trabalho especializada, oferecendo tudo que há de melhor para o seu paciente. Gerando a famosa tríade de curto prazo, alta qualidade e alta tecnologia.
A matéria original foi publicada no site administradores.